De acordo com vários especialistas, os quatro factores críticos em relação à aderência ao treino regular são:
1. Lesões
2. Tempo
3. Motivação
4. Resultados
Não é surpreendente, que os sujeitos não vão permanecer nos seus programas de treinos, nos quais se lesionam. O antigo ditado, "no pain, no gain," não faz senso para a maioria das pessoas. As pessoas preferem comprometer-se com regimes de treino que são eficientes no tempo, e que lhes permite continuar a desfrutar dos seus hobbies e outros interesses. Felizmente, podemos experimentar os benefícios do exercício físico sem fazer “maratonas” de treinos.
O senso comum diz-nos que as pessoas vão participar em programas de treino regular que são agradáveis. O aborrecimento pode ter um impacto devastador no compromisso com o exercício. No mínimo, a actividade deve permitir a pessoa dissociar dos aspectos negativos inerentes ao exercício (fadiga, dores musculares) e orientar o foco para factores positivos.
A obtenção de resultados significativos pode ser um dos factores mais importantes para muitos indivíduos. As pessoas participam normalmente em programas de treino para alcançar objectivos específicos (p.e., perder peso, reduzir o stress, melhorar os níveis de força, etc.). Obviamente, eles estão mais propensos a continuar a gastar o seu tempo e energia se os seus esforços produzirem os resultados desejados.
Existem algumas etapas que o seu amigo pode tomar para aumentar o seu interesse, entusiasmo e, por fim, a sua aderência a um plano de exercicio regular a longo prazo:
Estabelecer motivos intrínsecos para o exercício. Ajude o seu amigo a saber o que é que ele deseja exactamente do seu programa de exercícios.
Dê importância aos objetivos a curto prazo. O estabelecer de objectivos deve ser visto como subir uma escada, como o realce colocado numa distância razoável entre degraus.
Minimize o risco de lesões / complicações, não fazendo muito, demasiado cedo. Frequentemente, principiantes que ao aumentarem o volume e/ou intensidade muito bruscamente ficam desmotivados, especialmente quando ganham dores musculares muito fortes ou sofrem alguma lesão.
Encoraje a participação em grupo. Compromissos em grupo tendem a ser mais fortes do que quando feitos individualmente. Muitas vezes, a motivação que o grupo transmite pode ser decisiva em períodos de decréscimo de interesse.
Realce a importância do programa de exercícios ser variado e divertido.
Foi também demonstrado a influência do tipo programa de exercícios na
aderência a longo prazo. Programas de treino inalterados muitas vezes
tornam-se monótonos e aborrecidos, levando a uma fraca aderência.
O suporte destes com quem interagimos mais frequentemente ajuda a determinar se essa pessoa vai aderir ao programa.
Manter um registo dos exercícios. O registo progressivo do treino regular efectuado, e da evolução alcançada (p.e., tempo total de exercício, km), pode ajudá-lo a ver o progresso que ele efectuou. Este facto pode ser decisivo, pela importância de receber feedback imediato e positivo pelo praticante.
Estabelecer treinos regulares. As pessoas que fazem exercício à mesma hora cada dia, são mais propensas a fazer do exercício um hábito.
Artigos relacionados
Maximize o seu programa com o treino Tabata
Treino intervalado
Mais artigos de exrcício físico