A Carnitina tem recebido atenção por ser um dos responsáveis pela oxidação das gorduras, de modo tem sido vendido como um fat burner. É armazenada nos músculos esqueléticos onde ela é necessária para transformar os ácidos gordos em energia para actividades musculares.
É uma substância que desempenha um papel importante no metabolismo da gordura, transportando os ácidos gordos de cadeia longa, para a mitocôndria (fonte energética das células), contribuindo assim para a combustão da gordura. O metabolismo das gorduras nas células musculares pode ser melhorado, quando tomado na quantidade correcta, desta forma a energia retida pelo músculo é também aumentada.
É produzida pelo organismo em pequenas quantidades, podendo ser armazenada pelo organismo através da maior parte do tecido muscular. Através de uma dieta equilibrada são absorvidas entre 50 e 100mg diárias. A fonte mais rica é a carne (especialmente a carne de carneiro). Em dietas vegetarianas, são encontradas pequenas quantidades.
A L-Carnitina é um nutriente de extrema eficiência utilizado por pessoas que procuram não perder tempo na hora de melhorar a condição física. Por proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo, ela acaba por funcionar como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia, colaborando para a perda de peso, aumento das defesas imunológicas e ainda baixa os níveis de colesterol e triglicéridos.
1. O que é
É um nutriente que fornece todos os benefícios mencionados acima, mas apesar de ser uma substância natural, fabricada pelo próprio corpo, ela também pode ser consumida através de cápsulas, composição líquida ou através dos alimentos, pois também é encontrada na proteína animal.
Os vegetarianos geralmente não consomem esta substância na sua dieta, necessitando de maiores quantidades do que aqueles que consomem proteínas animais.
2. Como é produzida
O corpo produz L-Carnitina naturalmente. Esse processo acontece através da Lisina, da Metionina, da Vitamina C, Vitamina B3, Vitamina B6 e do Ferro. Portanto, tecnicamente, ela não é considerada um "nutriente essencial". Mas não é produzida em grande quantidade, por isso, para aumentar suas potencialidades benéficas é recomendada a ingestão de suplementos.
Não há contra-indicações no seu uso, pois não é uma substância tóxica. A maioria dos adultos consome cerca de 50 mg por dia numa dieta equilibrada, o que não é considerado suficiente.
3. Qual é a função
"Serve como veículo para a transferência da gordura corporal, seguida pela beta-oxidação. A interrupção das suas funções normais leva a hepatite, ao aumento da gordura muscular. Estas desordens podem ser corrigidas através de suplemento com os nutrientes apropriados.
4. Como funciona no seu corpo
A Dra. Mary Eades, ao descrevê-la: "A forma mais clara de a ver a funcionar no seu corpo é através da queima de gordura, que gera a energia necessária para o funcionamento dos músculos e do coração. A gordura queimada pelo organismo deve ir para a mitocôndria, onde ocorrem as atividades químicas dentro das células. Carrega estas moléculas de gordura até a mitocôndria para serem queimadas lá. Não estando presente em quantidade suficiente, as moléculas de gordura não entram na mitocôndria e acabariam regressar para o sangue, o que causaria o aumento nos triglicéridos".
Promove o aumento do "bom" colesterol (HDL).
5. Como auxílio na queima da gordura corporal e na perda de peso
Faz parte do mecanismo que transporta a gordura corporal para a mitocôndria, estas são componentes físicos existentes nas nossas células, responsáveis por queimar a gordura corporal através de dietas e exercícios. Uma vez que a gordura é transportada para a mitocôndria, ela é convertida em energia para o corpo. Pode também aumentar a função do fígado.
Robert Craydon, autor do livro: "O milagre da Carnitina" afirma: "Não espere que a Carnitina sozinha faça milagres. Ela é capaz de promover a perda saudável e permanente de peso se houver a combinação de um programa de exercícios, uma dieta rígida e a ingestão de 500 a 2000 mg por dia da substância.
6. Dose diária recomendada
Segundo Robert Craydon, "Para a perda de peso e aumento da imunidade, comece com 500 mg por dia, que devem ser tomadas de estômago vazio, pela manhã, antes do café. Eu não recomendo mais que 3 gramas por dia. A dose ideal vai de 500 mg a 2 gramas por dia. Não deve ser tomada antes de dormir, porque os níveis de energia podem aumentar, o que pode acabar por provocar insónia".
7. Existe mais que um tipo
Existe a L-Carnitina e a D-Carnitina. As iniciais "D" e "L" referem-se as orientações dadas as moléculas químicas. A D não é recomendada para o consumo humano e não está presente nos alimentos, ao contrário da L.
Artigos relacionados
Queimar Gordura com mais eficiência
Regressar de Carnitina para início de Guia-Fitness