“O aquecimento é tanto mais indispensável quanto mais intenso for o esforço físico”
O principal objectivo é preparar o organismo para a atividade física, seja em treinos, em competição ou em lazer. Também tem um papel importante na prevenção de lesões.
O retorno à calma, garante que o retorno venoso ao coração é mantido em quantidades significativas de sangue dos músculos que trabalharam anteriormente. De uma forma geral poderá estar dividido em duas partes: o geral deve possibilitar o funcionamento activo do organismo como um todo,a corrida é um bom exemplo. O específico utiliza exercícios para uma determinada actividade/modalidade desportiva. Os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no desporto que será feito em seguida.
Principais objetivos:
- Obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do aparelho cardiovascular e pulmonar para o desempenho da actividade.
- Elevar a temperatura corporal, pois ao atingir a temperatura ideal, as reacções importantes para o desempenho motor ocorrem nas proporções adequadas para aquela determinada actividade.
- O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor suprimento de oxigénio e substratos aos tecidos.
- Quando o metabolismo está alto, torna as reacções químicas mais rápidas e eficientes.
- No lado preventivo, o aumento da temperatura resulta numa diminuição da resistência elástica e da resistência do atrito.
- A musculatura, os ligamentos e os tendões tornam-se mais elásticos, tornando-se menos susceptíveis a lesões ou rupturas.
- Existem também modificações importantes ao nível das articulações. As articulações aumentam a produção do líquido sinovial – líquido que fica dentro das articulações – tornando-se mais resistente à pressão e a força.
Fatores que influenciam o aquecimento
Idade: variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. De um modo geral, quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual deve ser.
Estado de treino: quanto mais treinada é a pessoa mais intenso deve ser. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade.
Disposição psíquica: A falta de motivação reduz os efeitos.
Período do dia: pela manhã deve ser mais gradual e ligeiramente mais longo. Durante a tarde o deve ser mais curto. Já a noite deve ter características similares ao da manhã.
Modalidade desportiva: deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada. Neste ponto ainda devemos prestar atenção as características individuais do desporto.
Temperatura ambiente: em climas quentes deve ser mais curto. Em dias frios e chuvosos o aquecimento deve ser mais prolongado.
Timing: O intervalo ideal entre o seu final e o início da actividade é de 5 a 10 minutos. O seu efeito dura de 20 a 30 minutos. Após 45 minutos, a temperatura corporal já tomou a sua temperatura de repouso.
Em síntese, a duração do aquecimento e do retorno à calma depende de vários factores, incluindo o tipo de atividade exercida durante o período principal de treino, o nível de intensidade dessas atividades, a idade e o nível de aptidão do participante. Em geral, a duração de cada uma destas fases são variáveis, podendo durar entre 10-25 minutos e de 5-10 minutos, respectivamente.
Artigos relacionados
Mais artigos de exercício físico
Regressar de Aquecimento para Guia-Fitness